Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Traviú estuda implantar câmeras do Detecta

 O bairro do Traviú será monitorado por 12 câmeras interligadas ao Detectasistema inteligente de monitoramento que concentra todas as informações criminais do Estado de São Paulo.

A decisão de usar o convênio da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) assinado com Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) surgiu durante reunião de segurança coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) há poucos dias.

As câmeras serão adquiridas pela Associação dos Moradores do Traviú e instaladas em pontos estratégicos sugeridos por forças policiais. “O próximo passo é o levantamento de recursos para a compra das câmeras”, ” conta o empresário Danilo D’Angelo, conselheiro da ACE.  “A intenção é fazer um cerco virtual no bairro e monitorar todas as entradas e saídas.”

Segundo Danilo, a reunião realizada no bairro, que contou ainda com a participação de  Renata Correia – do GGIM, Capitão Tavares – Comandante da 2ª Cia do 11º BPM/I e Subinspetor Russo – da Guarda Municipal, foi importante porque marca a união da ACE, sociedade civil organizada e das forças policiais no combate à criminalidade. “Formamos um grupo que vai trabalhar em prol da segurança pública do município, num projeto pioneiro no Estado que trará, certamente, resultados muito positivos para toda a comunidade. Só foi possível graças ao esforço e colaboração do Estado e Prefeitura.”

Outros bairros

A Associação de Moradores do Traviú segue o exemplo da Associação Amigos da Malota (AAM), que em setembro assinou convênio para implantar o Sistema Detecta no bairro, usando o Acordo de Cooperação da ACE Jundiaí com a Secretaria de Segurança Pública. O Bairro do Caxambu também está avançando para instalação de 14 câmeras inteligentes.

Por este acordo, a ACE adquiriu 20 câmeras de monitoramento que estão sendo instaladas nos bairros escolhidos pelas forças policiais, de acordo com índices criminais (os locais das instalações são sigilosos). A intenção é ampliar o Sistema para a cidade toda, contando com a participação de outras associações ou grupos civis organizados.

O Detecta é o maior banco de dados criminal da América Latina. Câmeras interligadas ao Sistema conseguem fazer a leitura da placa de três veículos por segundo. Em caso de irregularidades, o sistema, automaticamente, envia um alerta para as viaturas da Polícia Militar mais próximas.