Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Quando o amor ao Papai Noel transcende as palavras

Homem, mulher, idosos, crianças do Centro, crianças dos bairros. Por onde passa, do alto do Caminhão Encantado da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) o Papai Noel provoca reações. Desperta o brilho no olhar, faz surgir sorrisos nos lábios dos mais céticos e emociona até os mais velhos.

É tchauzinho de um lado, gritinhos do outro. E quando não há voz para demonstrar os sentimentos, a emoção vem em libras, em sinais que saem do coração, interpretados por mãozinhas como as de Jyan Henrique Lopes Montanheiro, 10 anos. Nesta semana, durante a passagem do Caminhão na Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, lugar onde frequenta desde os 3 anos, ele era uma das crianças mais empolgadas. Quando viu o Papai Noel entrando pelo portão da instituição que atende 2.700 pessoas por mês, saiu correndo para avisar outros amigos que também aguardavam ansiosos.

Esta alegria de Jyan é um milagre, segundo a “tia-mãe”, Darcy Lopes da Silva, 61 anos, que ao lado do marido, João Sartori, 68, cuida o menino desde os primeiros meses. Quando ele nasceu, foi diagnosticado com hidrocefalia e passou por cirurgia quando completou pouco mais de um mês. “Ele teve alta desenganado pelos médicos”, lembra a tia.

Logo depois de sair do hospital, dona Darcy assumiu a maternidade do sobrinho porque na época sua irmã não conseguiu lidar muito bem com as dificuldades de Jyan, que também é cego do olho esquerdo e tem 30% da visão no direito. Já mãe de uma jovem de 20 anos, ela assumiu a responsabilidade de criar o menino e fez o que pode. “Dava papinha no conta-gotas para ele.”

Ao completar três anos, dona Darcy colocou Jyan para estudar libras na Ateal. No ano seguinte ele voltou a morar sua mãe. A tia, no entanto, está sempre ao lado do filho-sobrinho e participa de momentos importantes para ele, como a festa de Natal da Ateal. “Na minha casa ele tem o próprio quartinho, os brinquedos e sempre está com a gente em feriados, férias ou outras ocasiões. Adoramos ele.”

A confraternização na Ateal foi realizada com a colaboração de empresas parceiras, que doaram presentes, e a passagem do Papai Noel foi uma alegria para os assistidos. “Receber este Papai Noel foi muito importante para eles, que passam o ano todo fazendo tratamento e corrigindo aparelhos auditivos”, agradeceu a superintendente Mariza Pomilio.

Mais Caminhão´

Neste sábado, a partir das 9h, o Caminhão Encantado da ACE passa pelo Medeiros e Parque Eloy Chaves e das 14h às 16h estaciona no Centro.

Para encerrar a ação de Natal da ACE Jundiaí, no domingo o Caminhão Encantado percorre a região Central das 9h às 16h.

Centro

No Cenário Encantado da ACE Jundiaí montado no Centro, em frente à Catedral, o Papai Noel fica segunda-feira, das 9h às 16h.