Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Psicóloga compartilha com colaboradores da ACE sua experiência com o câncer de mama

95% dos casos de câncer de mama têm bons prognósticos quando descobertos precocemente. O ideal, no entanto, é evitar a doença e a prevenção pode ser feita com métodos simples como a prática de atividades físicas e mudanças de hábitos.

“O ideal é repensar a própria vida: como estou vivendo, quais meus problemas e de que forma eu posso eliminá-los?”, disse a psicóloga Renata Guerra, 52 anos, durante um bate papo com os colaboradores da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

O conselho não vem da psicóloga e sim da mulher que descobriu o câncer de mama aos 45 anos, logo depois de um divórcio conturbado, e passou por todo o processo da doença: do diagnóstico positivo até a retirada das mamas e as sessões de quimioterapia. Foram dias difíceis, que serviram como um grande aprendizado. “Sou outra pessoa, aprendi muito com o câncer. O que me fazia sofrer, hoje não tem importância. Reavaliei minha maneira de viver.”

Renata foi convidada pela ACE para compartilhar sua experiência e alertar sobre a importância da prevenção. Ao relatar sua história, emocionou e levou à reflexão. “O que ela falou me fez refletir sobre a minha vida e sobre o que devo mudar em minha rotina”, disse a colaboradora Érica Costa