Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Pesquisa aponta que Jundiaí teve aumento em volume de vendas do varejo ampliado

 

A Pesquisa  ACVarejo, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), aponta que Jundiaí teve aumento em volume de vendas do varejo ampliado (inclui todos os setores) em abril.

Das 20 regiões paulistas analisadas pela pesquisa, Jundiaí foi a única a registrar este aumento (1,1%). Todas as outras tiveram saldo negativo, sendo o pior deles na região Metropolitana Oeste (-8,2%).

No acumulado do quadrimestre, Jundiaí apresentou a maior elevação (3,4%), seguida de outras regiões: Sorocaba/Vale do Paranapanema (1,8%), Araraquara (1,8%) e Ribeirão Preto/Baixa Mogiana/Franca (1,1%).

Segundo o presidente interino da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), Dirceu Cardoso, este aumento em volume de vendas é positivo, considerando que a base de referência para o índice foi abril de 2016, ano muito ruim para a economia nacional. “Apesar de ser um aumento tímido, dá sinais de que a economia está saindo da curva de queda e entrando em um patamar de estabilidade”, afirma. “A tendência é a de que a economia comece a se recuperar gradualmente.”

A pesquisa ACVarejo é elaborada pelo Instituto de Economia da ACSP com base em informações oficiais da Secretaria de Fazenda do Estado.  

Dos nove setores pesquisados no Estado de São Paulo, três registraram aumento em abril frente a igual mês de 2016: lojas de departamentos/eletrodomésticos/eletrônicos (8,7%), lojas de vestuário/tecidos/calçados (4%) e lojas de móveis/decorações (2,9%).

As maiores retrações ocorreram nos segmentos de lojas de material de construção (-11,8%), farmácias/perfumarias (-9,5%) e outros tipos de comércio varejista (-13,1%). Em abril, vale lembrar, passaram a valer os reajustes no preço dos medicamentos, o que pode explicar a forte queda do setor.