Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Mães participam de momentos de autoconhecimento

Autoconhecimento, maternidade, carreira, filhos, marketing pessoal. Estes e outros assuntos foram abordados na manhã desta sexta, no evento especial em comemoração ao mês das mães, realizado pela Escola de Negócios da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí).

A abertura foi com apresentação de baby fusion, uma modalidade em que mulheres dançam com seus bebês presos a slings. A bailarina e educadora física, Paula Agnello, que trouxe a técnica para Jundiaí há quatros, após o nascimento de seu terceiro filho, diz que esta é uma oportunidade de manter a mulher ativa no puerpério, resgatando o lado feminino. “Fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, disse.

A gerente de comércio Janaína Gazzola, mãe de Beatriz, de quatro meses, é uma das praticantes do baby fusion. Ela faz a modalidade desde que sua filha tem dois meses e já sente os benefícios. “Quando a gente dança, há conexão com o bebê e isso nos dá uma sensação de paz e tranquilidade.”

Depois da dança, Neila Cristina Franco, consultora de Processos de Negócios, entre outros assuntos, apresentou indicadores de representatividade feminina e fez comparativos entre homem e mulher no segmento de trabalho. Ela mostrou uma pesquisa do Sebrae que aponta que Jundiaí possui 33 mil mulheres microempreendedoras. Outras 29 mil empreendem por conta própria. “A mulher empreende com intuição e quando percebe isso, faz negócios inovadores.”

Na palestra Maternidade e Carreira no Século XXI, a psicóloga Daniela Silvares, que é coach para mães e especialista na terapia da Criança Interior, falou sobre escolhas,  idealização, culpas e a importância do autoconhecimento.  “Temos que nos olhar e ver o que não está bom. Mas é necessário também reconhecer as coisas positivas que temos e fazemos.”

Este assunto chamou a atenção de Cilene Maria Aviles Barbosa. “Foi um tema muito importante para mim”, afirmou. “Costumamos pensar só nos filhos mas a mulher tem que prestar mais atenção em si mesma.”

Outro assunto que chamou a atenção no evento foi  empreendedorismo, abordado pela publicitária Telma Morassutti e pela administradora Bru dos Santos.  Elas citaram a importância de empreender por prazer mas ressaltaram a necessidade do retorno financeiro. “Só amor não basta, tem que ganhar dinheiro também, se não, não é um empreendimento sustentável.”

Além das palestras, o evento, que teve apoio da Casa Acalanto, também houve sorteio de brindes de empresas associadas e um momento de beleza com Pat Riga.

A participante Aline Silmara Antônio adorou a manhã e os momentos de conhecimento proporcionado pela ACE. “Foi muito agradável, aprendi que consigo empreender na empresa que eu represento hoje.”