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Lojistas esperam aumento de até 20% com o Carnaval

O Carnaval é só no final de fevereiro mas a data já está movimentando as vendas de artigos típicos da folia. Lojistas que trabalham com fantasias, maquiagens e adereços estão animados com a data e esperam um aumento de vendas de até 20% em relação ao mesmo período de 2019.

“Este ano promete! As vendas já começaram em janeiro”, comemora a empresária Renata Capitani, da Show de Fantasia. “Pelo o nosso movimento, acredito que teremos um aumento de 20%.”

Roseli Mendonça Pansonato, proprietária do Palácio das Fantasias, espera um aumento de 5% a 7% e pelo o que está sentindo, este será o ano dos acessórios por conta do desfile dos bloquinhos. “As pessoas estão procurando muito os acessórios para a cabeça”, conta.

Estes adereços também são destaque de vendas na Galego Festas. Outro artigo carnavalesco campeão de vendas é a saia de tule, uma peça coringa que pode ser encontrada por a partir de R$ 15. “Ano passado estava com medo do cenário econômico e comprei pouca mercadoria”, conta a proprietária Angélica Aparecida Galego. “Agora estou apostando na data e nossa expectativa é de um aumento de 15% a 20%. Estamos esperançosos.”

As vendas de saia de tule também estão em alta na Pathy Festas e Fantasias. Os foliões também estão procurando o kit de bichos (tiara, gravata e rabo), que custa a partir de R$ 9,90. “Esperamos vender 10% a mais em relação a 2019”, afirma a responsável pela loja, Juciara Silva.

O varejo de cosméticos é outro segmento que aposta nas vendas de Carnaval, seja em maquiagem ou em produtos para cabelo e acessórios para a pele. Em épocas de bloquinhos, às vezes a make e os penteados valem mais do que fantasias.

Pensando nisso, a Danny Cosméticos reforçou a linha de pedrarias, flores para e spray para cabelo, de olho em um faturamento de 3,5% maior do que o ano passado. “Estamos investindo bastante em campanhas e uma das estratégias é a programação de cursos de maquiagem com o tema Carnaval”, conta o gerente Renan Douglas Santos.

Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, este será o Carnaval dos acessórios. Apesar do consumidor ainda sentir no bolso o peso das despesas com material escolar e pagamento de impostos típicos de início de ano, vai investir em pelo menos um artigo para se divertir nos desfiles dos blocos. “Observamos que a data movimenta não só artigos de Carnaval, é interessante também para o segmento de turismo e alimentação”, diz. “Nesta época é muito comum famílias e amigos se reunirem para um churrasco, por exemplo, o que movimenta muito os supermercados, e  isso é positivo para o varejo.”