Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Jundiaí Tem História conta a trajetória de Silvio Gebram

No projeto Jundiaí Tem História de outubro, da Associação Comercial Empresarial (ACE Jundiaí), o empresário Silvio Gebram conta sua trajetória à frente da Gebram Corretora de Seguros, pioneira no ramo no município,  e revela como ele e o irmão, Salim, dividiram a responsabilidade da gestão dos negócios da família e ajudaram a transformar a empresa em uma das maiores do País.

Durante a gravação do vídeo, realizada no museu particular do empresário, que reúne quadros, esculturas, fotos, miniaturas de bebidas e outras peças acumuladas ao longo dos anos, o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro entregou um troféu personalizado em homenagem aos serviços prestados na cidade.

A Gebram foi iniciada em 1936 pelo advogado e pedagogo Salim Gebram. Silvio conta que o pai começou como mascate e fazia suas vendas na zona rural da cidade. Muito perspicaz, na época já vislumbrava o futuro promissor do seguro no Brasil. “No início ele montou um escritório de contabilidade, depois incorporou a área de despachos, que mais tarde passou para os irmãos e ficou só com os seguros”, afirma.

Salim morreu aos 47 anos, vítima de enfarte, quando Silvio ainda era criança e o papel da matriarca da família, dona Sebastiana, foi fundamental para a continuidade da empresa. “A figura da minha mãe, hoje com 101 anos e lúcida, foi muito importante. Ela era do lar, não sabia nem preencher um cheque, mas tinha garra e uma determinação tão grande que assumiu o escritório e ainda cuidou dos três filhos ‘aborrecentes’”, conta. “Tocou tudo sozinha até que meu irmão e eu tivéssemos condições de tocar o barco, a partir de 71.”

A terceira geração da família iniciou o trabalho na empresa há quase 18 anos. Há um ano a Gebram entrou em uma nova fase e se associou à multinacional A It´sSeg Company, maior consultoria e administradora de benefícios e corretora de seguros independente do país. “Foi estratégico porque eles têm uma expertise na área de seguros de benefícios, que não tínhamos. Por outro lado, eles não tinham experiência na área de varejo e automóveis e nós temos.”

Silvio continua como acionista e conselheiro da empresa mas agora pretende dedicar mais tempo ao seu museu particular e a outros projetos sociais.

A entrevista completa está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=ZMqeCZA3GSg&t=68s

O projeto Jundiaí Tem História foi iniciado pela ACE Jundiaí em agosto deste ano  para  valorizar o comércio, resgatar a história das empresas apresentadas e preservar a memória dos entrevistados.