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Foto ilustrativa

Emissão de certificado digital aumenta 67% durante a pandemia

A pandemia acelerou a transformação digital em pelo menos cinco anos e obrigou o poder público e empresas a se adequarem à nova realidade para reduzir atendimentos presenciais e contribuírem para a contenção da Covid-19. O aumento das transações online e migração de serviços como solicitação de Identidade, agendamentos, alterações e transferência de titularidades para o para o ambiente virtual acendeu um sinal de alerta para a vulnerabilidade de dados pessoais.

A necessidade de aumentar a segurança no ambiente virtual impulsionou a emissão de certificados digitais em todo o país, inclusive em Jundiaí.  Segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, somente no primeiro semestre de 2021 já foram emitidos 4.083.124 documentos. O número representa um aumento de 67,28% do total emitido em 2020.

Em Jundiaí, somente no primeiro semestre o número foi 44% maior em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

O certificado é uma espécie de identidade virtual que permite a identificação do autor de uma mensagem ou transação em meios eletrônicos. O presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro, diz que é a melhor ferramenta para pessoas físicas ou jurídicas assinarem um documento no ambiente virtual. “As transações online trazem agilidade e praticidade, mas também deixam pessoas e empresas mais vulneráveis, por isso é importante a pessoa ter o seu certificado digital, que tem a mesma validade de um documento assinado em papel.”

Tipos de certificados

São 12 os tipos de certificados digitais para usuários finais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), sendo oito relacionados com Assinatura Digital e quatro com sigilo. O tipo escolhido depende muito do sistema ou aplicação a ser feita.  Eles podem ser classificados de acordo com a sua aplicação ou níveis de criptografia. Os mais populares são:

E-CPF:– é uma versão digital para garantir a autenticidade das transações eletrônicas realizadas por pessoas físicas. É possível realizar várias ações em formato digital, como assinar contratos, criar procurações online e ter acesso ao site da Receita Federal.

e-CNPJ: versão digital do CNPJ, principal identificação de pessoa jurídica no Brasil, e garante a autenticidade e a integridade de transações de empresas no meio eletrônico. Pode ser utilizado para fazer procurações, fechar contratos, entre outras ações que poderiam ser realizadas fora do ambiente virtual.

e-nfe: é o arquivo que garante a autoria e a validade jurídica das emissões de notas fiscais pela empresa aos órgãos responsáveis. O certificado digital NF-e pode ser atribuído diretamente a um funcionário, sem a necessidade de compartilhar o e-CNPJ da empresa, trazendo mais segurança para a operação. É utilizado para assinar as notas fiscais eletrônicas emitidas, garantindo, assim, maior segurança contra qualquer tipo de fraude e cumprindo com todas as exigências dos órgãos fiscalizadores.

Os certificados são emitidos na Associação Comercial mediante agendamento pelos telefones 3308-4323/4340 ou pelo whatsApp 96853-6633.