Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Cédulas carimbadas ou rasuradas são aceitas pelo Banco Central

Cédulas rasuradas, com rabiscos, símbolos ou quaisquer outras marcas estranhas continuam com seu valor e são aceitas pelo Banco Central. A dúvida surgiu nos últimos dias, principalmente entre comerciantes, após um vídeo viralizar nas mídias sociais.  Nas imagens, um homem carimbava cédulas de Real com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Associação Comercial de Jundiaí (ACE Jundiaí), Elton Monteiro, diz que apesar da repercussão do vídeo e de outras notícias falsas sobre o assunto, não há motivos para preocupação. Segundo ele, estas cédulas, desde que verdadeiras, não perdem o valor e podem ser trocadas ou depositadas nas redes bancárias. “O varejista tem a opção de receber ou não este dinheiro. Mas não há riscos se optar em receber. Quando estas notas descaracterizadas são apresentadas nas redes bancárias, logo já são recolhidas ao Banco Central para destruição.”

Em nota, a assessoria de imprensa do Banco Central informou à ACE que orienta a troca ou depósito nas redes bancárias. “O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo.”

Outras orientações do Banco Central em relação a este assunto estão disponíveis no link:  http://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/uso.asp