Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Projeto  Detecta é apresentado a moradores durante reunião do Conseg

Moradores do Centro e outros bairros da cidade, como Malota, conheceram detalhes do “Projeto Detecta” durante reunião do Conseg (Conselhos Comunitários de Segurança) Barão de Jundiahy realizada nesta quinta-feira, na Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí).

O projeto será desenvolvido pela ACE, que vai adquirir algumas câmeras interligadas ao sistema Detecta, banco de dados que concentra informações criminais de todo o Estado. Mas associados e outros empresários interessados poderão instalar os equipamentos em sua região, comércio, condomínio, indústria ou centro comercial.

O capitão Samuel Barban Ruiz, comandante da 1ª Cia do 11º BPM/I, detalhou como funciona o sistema e quais bases de dados o Detecta consulta, após a leitura de placas de veículos: irregularidade no banco de dados do DETRAN, registro de busca e apreensão, furto, roubo ou irregularidades com o proprietário do veículo. “São dez segundos entre a câmera ler a placa, checar possíveis irregularidades e acionar todas as viaturas localizadas num raio de até 3 km do local”, disse.

Segundo o Capitão, se um veículo for roubado em São Paulo e passar por uma região de Jundiaí onde há câmera do Detecta instalada, o sistema acionará a viatura mais próxima. “Por isso precisamos o apoio de toda a sociedade, poderemos criar uma muralha virtual, em pontos estratégicos do município, complementando o sistema já existente da Prefeitura.”

Segundo Danilo D’Angelo, conselheiro da ACE e representante da entidade nas reuniões do Conseg, a ACE está acertando os últimos detalhes com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para definir os procedimentos para abertura da participação de outras associações ou civis no projeto.  “Esta não é uma ação de segurança somente para associados, estamos pensando em todo o município. Se outras pessoas se envolverem, poderemos fazer um projeto grandioso”, disse. “Quem quiser participar, é só entrar em contato com a Associação.”

O vereador Faouaz Taha participou da reunião e disse estar feliz em ver iniciativa como esta, que trará mais segurança ao município. “É um projeto que não depende só das forças policiais ou entidades, a população também tem que se envolver e se engajar”, disse. “Todos têm que unir forças, dar as mãos para termos um resultado positivo.”

O morador do Centro, João Luis Ponzilacqua, também reforçou a importância da união de todos os setores da sociedade. “É preciso integração entre comerciantes, moradores e forças policiais.

As reuniões do Conseg Barão de Jundiahy, realizadas mensalmente, são abertas à população. Além do Capitão Ruiz, participam o presidente, José Henrique de Oliveira Coelho, e os representantes das forças policiais do município: Josias Guimarães (delegado titular do 1º DP) e Rafael Antonio Casarin Penha (delegado titular do 6º DP).