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39% dos brasileiros presentearão as mães com roupa ou calçado

Neste ano, mais brasileiros comprarão presentes de Dias das Mães. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51% dos consumidores têm intenção de presentear as mães, contra 47% na sondagem do ano passado. Os que não deverão comprar somaram 46%, ante 49% em 2017. Já dos entrevistados 4% não sabem ou não responderam (3% na pesquisa passada). A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos em todas as regiões do Brasil entre os dias 1º e 15 de abril.
“Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de vestuário e calçados serão as mais beneficiadas ― são os produtos que lideram a lista de presentes da nossa pesquisa”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
João Menandro, administrador Aluarte, diz que a loja de Jundiaí já está abastecida com produtos muito bonitos e adequados para a época. “Estamos aguardando que o tempo venha nos ajudar um pouquinho mais para que a gente consiga atenda as nossas expectativas”, afirma.
O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%).

Com 22% da preferência, o item joia/bijuteria/perfume/cosmético está em segundo lugar no ranking de presentes; no ano passado, eram 23%. A expectativa, neste setor em Jundiaí também é positiva. Segundo o diretor da Rosana Joías, Milton Saito, que faz parte do Conselho da Associação Comercial de Jundiaí (ACE Jundiaí), neste período o movimento chega a dobrar de consumidor em busca de uma joia para presentear as mães. “É uma data muito importante para os varejistas. É o nosso segundo dezembro.”
Segundo a pesquisa, a parcela de indecisos aumentou de 26% (2017) para 29% na sondagem de 2018. “Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.
Na terceira posição das intenções de compra, as flores e os eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada. O detalhe é que, enquanto as flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu ― em 2017, 4% pretendiam adquirir eletrodoméstico.
Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.
Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”, conclui o presidente da ACSP.