Seu navegador não suporta ou está com o JavaScript desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Prefeitura atende solicitação da ACE e antecipa horário de abertura do comércio

23/04/2021

A Prefeitura de Jundiaí publicou decreto nesta sexta-feira regulamentando um novo horário para funcionamento do comércio de rua, que agora pode funcionar das 10h às 18h durante a semana e das 9h às 17h aos sábados, até o dia 30 deste mês. O pedido atende à solicitação feita pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

O presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro, explicou que a mudança foi um pedido dos próprios comerciantes uma vez que o horário definido pelo Governo do Estado no Plano SP não estava atendendo às necessidades locais. “Cada município tem uma particularidade e em Jundiaí abrir das 11h às 19 não funciona. O fluxo de pessoas nas ruas é maior logo cedo, no final do dia já reduz bastante”, diz. “Agradecemos a Prefeitura por ter atendido a mais uma solicitação da Associação Comercial.”

Abertura de Parques e restaurantes

A segunda etapa da Fase de Transição do Plano São Paulo passa a vigorar neste sábado, com a reabertura do atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes. Também estão liberados para funcionar salões de beleza e barbearias.

A expectativa do presidente é a de um avanço de fase do Plano SP por conta da redução de casos, internações e óbitos em decorrência da Covid-19, conforme os números anunciados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira. “Sempre defendemos que saúde e economia são setores que devem caminhar juntos. Temos de seguir os protocolos recomendados para prevenir a doença, mas também precisamos da retomada do comércio. Por isso é importante uma colaboração coletiva para que possamos avançar o mais breve possível.”

A partir deste sábado, além do comercio de rua e dos shoppings, que podem funcionar das 12h às 20, voltam a funcionar os seguintes serviços:

  • Restaurantes, similares e bares (com atividades de restaurantes): podem ter atendimento presencial das 12h às 20, com 25% da capacidade total;
  • Padarias: das 6h às 20h
  • Salões de beleza e cabeleireiros: podem ter atendimento presencial das 11h às 19h, com 25% da capacidade total;
  • Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções: podem funcionar das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade;
  • Academias: até o limite de oito horas diárias, distribuídas no período de 6h e 20h
  • Clubes: exclusivamente para atividades ao ar livre até o limite de oito horas diárias, distribuídas no período de 6h e 20h
  • Atividades culturais: das 11h às 19h
  • Parques municipais e estaduais: das 7h às 16h (para entrada de usuários) e fechamento até as 17h, de segunda a domingo;
  • Bares: não podem ter atendimento presencial, mas podem operar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.

A próxima atualização é dia 30 de abril e passa a vigorar a partir do dia 1 de maio.  Continuam em vigor o toque de restrição, das 20h às 5h; o teletrabalho para atividades administrativas não essenciais; e o escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviço e indústria.

 

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *