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Vendas de Natal crescem 4,7% neste início de mês

O movimento de vendas do comércio varejista paulistano cresceu média de 4,7% na primeira quinzena de dezembro com relação ao mesmo período do ano passado. Em separado, houve aumentos de 6,5% e 2,8%, respectivamente, nas comercializações a prazo e à vista. Os números são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Além do apelo natalino, as comercializações a prazo subiram em decorrência da melhora na massa salarial, queda nos juros e alongamento das prestações. Já as vendas à vista cresceram, além da massa salarial, por causa da baixa inflação (notadamente nos alimentos), o que permitiu que houvesse sobra no orçamento das famílias para outras aquisições.

Black Friday muda sazonalidade de dezembro

Na comparação com a primeira quinzena de novembro, dezembro cresceu uma média de 28,2% (20,8% a prazo e 35,6% à vista). Os números refletem a preferência histórica dos consumidores – conforme revelou a ACSP em pesquisa feita pelo Instituto Ipsos – por vestuário, calçados, joias, adereços e produtos de beleza nesta época do ano.

Curiosamente, embora dezembro ainda seja um mês em que as vendas crescem bastante sobre novembro, a diferença entre um mês e outro tem diminuído nos últimos anos em função da Black Friday.

Se neste ano a média do crescimento foi de 28,2%, em 2016 foi de 28,6%; em 2015, de 41,3%; e em 2014, de 46,6%.

Acumulado

No acumulado do ano, até os quinze primeiros dias de dezembro, o varejo paulistano registra um aumento médio de 0,7%. Embora as vendas tendam a se aquecer substancialmente na semana imediatamente anterior ao Natal, dificilmente o setor fechará 2017 na casa do 1%.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.