Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Três blocos de Carnaval passam pelo Centro

Três blocos de Carnaval passarão pelo Centro de Jundiaí, segundo calendário divulgado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A folia começa no dia 21 (sexta), a partir das 15h, com o tradicional desfile do Refogado do Sandi na Praça Ruy Barbosa. Segue no sábado (22) com o bloco da Ponte Torta, a partir das 14h, na Praça Marechal Floriano Peixoto e no domingo (23) com o Poderosa/Dona da Conta, no mesmo local.
Este ano 15 blocos estão autorizados para desfilarem em diferentes regiões da cidade. Para lojistas que trabalham com artigos alusivos ao Carnaval, como cosméticos, acessórios, fantasias e alimentação, esta é uma boa oportunidade para aumentar as vendas do mês.
Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, o Carnaval é a festa brasileira mais popular e uma das mais esperadas em Jundiaí, conforme informações da Unidade de Cultura, e os blocos já viraram tendência não só na cidade mas em todo o país. “É um modelo de carnaval democrático e livre. Em São Paulo já são quase 900 blocos que movimentam a economia”, afirma. “Também podemos aproveitar a data para movimentar o comércio da cidade.”
Para isso, o presidente diz que é importante os lojistas já iniciarem o investimento em ações alusivas ao Carnaval. Segundo ele, os empreendedores podem decorar a vitrine de uma maneira diferente para chamar a atenção dos consumidores, por exemplo. Lojas de sapatos podem explorar modelos de chinelos ou sapatilhas que podem ser usados nos dias de desfiles. “O comerciante não pode esquecer das redes sociais: são um excelente canal para divulgação dos produtos à venda”, diz.
Outra dica, principalmente para os lojistas que trabalham com alimentação, é o planejamento antecipado e atenção às datas que os blocos saem pelas ruas. “O consumo de bebidas e salgados é bem alto nestes dias. Os lojistas precisam estar preparados para atender a demanda dos foliões.”

Infra-estrutura

Uma preocupação da ACE Jundiaí é em relação à infra-estrutura e segurança do local onde os blocos irão passar. A Unidade de Cultura garante que oferecerá os recursos necessários para garantir a tranquilidade de foliões e comerciantes.
Serão instalados banheiros químicos em pontos estratégicos dos trajetos do blocos. Ao final dos desfiles equipes da Prefeitura de Jundiaí farão a limpeza pública com varrição e lavagem de ruas com caminhão pipa.
Assim como ocorreu ano passado, será montado na Prefeitura um comitê com representantes do poder público, das forças policiais e outros órgãos envolvidos para garantir a segurança nos dias de Carnaval.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

 

 

O presidente Mark dá dicas de como os comerciantes podem aproveitar o Carnaval para vender mais