Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Prefeito apresenta as contas do município na ACE Jundiaí

O prefeito Luiz Fernando Machado apresentou o trabalho dos últimos 19 meses de sua administração durante prestação de contas realizada na Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) na manhã desta terça. Na ocasião comerciantes e empresários de vários setores tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre as áreas de segurança, saúde, orçamento, investimentos entre outras.

Durante o encontro Luiz Fernando afirmou que, com a melhora gradativa na economia nacional, o ano de 2019 tende a ser melhor e ajustes fiscais mais drásticos não deverão ser necessários. “Se a atividade econômica no País crescer há um reflexo positivo também no Município, especialmente no que se refere ao repasse do ICMS, nossa principal fonte de receita. Assim, esperamos um cenário melhor para o ano que vem, com mais investimentos e mais entregas de serviços à população”, disse.

Luiz explicou que 2017 foi um ano de “colocar as contas em ordem” em função das dívidas herdadas da Administração anterior. “Por conta da situação ruim que encontramos tivemos, inclusive, que adotar algumas medidas que foram sentidas por comerciantes, como a revisão na taxa de alvará para estabelecimentos com mais de 500 m², por exemplo. No entanto, é importante ressaltar que estamos revendo a legislação para corrigir eventuais distorções ou exageros.”

O chefe do Executivo apresentou o programa Centro Seguro, que visa fortalecer as ações de segurança no centro comercial de Jundiaí para aumentar a segurança para empresários e comerciantes. “É um programa que queremos, no futuro, expandir para os bairros.”

Sobre esta área, o empresário João Menandro comentou que os comerciantes têm medo de trabalhar até mais tarde por falta de segurança na região central.  “Às 17h30 já tem loja fechando as portas”, disse João.

Segundo Luiz, além do Centro Seguro já está em andamento um projeto específico para contemplar a região com ações como a troca de iluminação. “Também estamos estudando a instalação de pontos fixos para a Polícia.”

Durante a reunião o empresário Orlando Fabrício, que integra o Núcleo do Centro da ACE, entregou um documento ao prefeito com propostas de ações e melhorias para a região Central apontadas durante as reuniões realizadas pela Associação Comercial com comerciantes. Uma sugestão proposta é a instalação de banheiros em containers devido à pouca necessidade de infraestrutura.

Também foram solicitados outros pontos como a melhora nos equipamentos urbanos (lixeiras, principalmente), limpeza e iluminação e ações sociais para melhorar a questão de andarilhos e pedintes. “A ACE fez uma pesquisa com a população que apontou a necessidade de melhorias na área de segurança e também na infraestrutura de banheiros”, disse. “O Centro é tão bonito mas podemos melhorá-lo e isso vai auxiliar toda a população que frequenta a região.”  O prefeito se colocou à disposição para encontrar os comerciantes e estudar melhor o projeto.

O presidente da ACE, Elton Monteiro, elogiou os esclarecimentos prestados durante a reunião. “Ficamos felizes em saber que a Administração está comprometida com a melhoria do ambiente de negócios em Jundiaí. Essa transparência e a disposição em trabalhar em parceria com entidades representativas são muito importante para o desenvolvimento de Jundiaí.”

A empresária Vanessa Carvalho também elogiou a reunião. “É uma oportunidade de ouro ter este contato direto com o administrador da cidade, poder fazer perguntas e dar sugestões.”