Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Pesquisa da ACE aponta para crescimento das empresas em 2020

Dados do Diagnóstico Empresarial realizado pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí apontam um cenário de otimismo para 2020. A pesquisa mostrou que das 1.223 empresas entrevistadas, 836 pretendem crescer em faturamento, o que representa 68% do número geral.

Este otimismo é mais forte principalmente entre as micro e pequenas empresas. A média esperada de crescimento é de 28%.

Do total de empresas entrevistadas, 23% pretendem abrir novas unidades e 39% desejam aumentar a equipe.

“Os números mostram que a expectativa dos empreendedores é de um crescimento representativo para 2020, superando as previsões nacionais”, o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Elton Monteiro. “Este Diagnóstico demonstra a força da nossa economia local.”

Para o Diagnóstico da ACE foram entrevistadas empresas associadas e não associadas, que responderam perguntas referentes às perspectivas futuras, políticas financeiras, maiores dificuldades na gestão dos negócios, visão sobre o município, entre outras. Das pesquisadas, 64,8% são do comércio, 32,7% prestação de serviços, 2,95% indústria e 0,25% agronegócio.

O Diagnóstico apontou também que a maior dificuldade do dia a dia do empresário é o baixo faturamento/vendas (32%), seguida pela concorrência (30%), falta de mão-de-obra qualificada (24%) e inadimplência (14%).

Quando perguntados sobre as dificuldades na gestão da empresa, 52% dos empreendedores citaram a falta de dinheiro para investimento, além de: definição de preço de venda (14%), encontrar ou ter bons fornecedores (13%), falta de treinamento de equipe (12%), controle de estoque (8%) e relacionamento com sócios (1%).

Além destas questões, os entrevistados também citaram como dificuldades na gestão os impostos do negócio (31%) e a burocracia/aspectos legais (28%).

“A dificuldade do empreendedor em lidar com os tributos demonstra a necessidade da reforma tributária para impulsionar o crescimento econômico do país. É preciso a simplificação no sistema tributário, que tem mais de 60 impostos, taxas e contribuições.”

O Diagnóstico traz também dados sobre perfil de fornecedores dos entrevistados, canais de divulgação, diferenciais competitivos, transformação digital, o que valorizam em Jundiaí e o que é preciso melhorar.  Foi realizado de julho a setembro para Associação Comercial compreender o mercado, identificar falhas e oportunidades para a criação de estratégias que possam aumentar a eficiência dos negócios no município. A pesquisa teve co-realização do Sicoob.