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Foto ilustrativa

Instituto da ACE Jundiaí projeta crescimento de 10% nas vendas do Dia das Mães

Pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí prevê um crescimento de 10% nas vendas do Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado. Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Instituto para orientar os empreendedores na elaboração de estratégias e ações a partir de informações coletadas em épocas específicas do ano.

Para chegar a esta projeção do Dia das Mães, a pesquisa da ACE Jundiaí considerou dados de órgãos oficiais, como IBGE, Caged, Google e NielsenIQ, e informações referentes às características de mercado, hábitos de consumo da população, movimentação de pessoas nas principais vias do Centro, distribuição de potencial de consumo, nível de confiança, produtos de destaque, entre outros. A pesquisa aponta também o que os comerciantes devem fazer para receber os clientes durante as vendas de Dia das Mães.

“O levantamento realizado aponta como a pandemia está impactando o varejo no Estado de São Paulo e, consequentemente, o comércio de Jundiaí”, explica o presidente, Mark William Ormenese Monteiro. “Se analisarmos os gráficos percebemos que em 2020 tivemos uma queda abrupta nas vendas com o início da pandemia e o fechamento das lojas. Mesmo assim, o volume de vendas está relativamente melhor do que no início dos anos 2000.”

A pesquisa aponta que apesar desta queda abrupta nas vendas em março do ano passado, as expectativas para este ano são positivas.  “O cenário tende a ser melhor do que foi em 2020.”

Esta expectativa positiva, segundo Mark, se dá pelos dados levantados. A pesquisa aponta que a taxa de confiança do consumidor ainda está abalada, o poder de compra do consumidor é menor neste momento e a taxa de desemprego está maior. Por outro lado, caiu o índice de isolamento na cidade, que em abril registrou a taxa de 36%. “Quando cruzamos todos os dados, percebemos que a pandemia interferiu no comportamento do consumidor e houve uma queda brusca nas vendas”, explica o presidente. “Mas o volume de vendas vem se recuperando à medida que aumenta o entendimento da população sobre a pandemia e de como as pessoas devem se prevenir.  Somando os fatores entendemos que a tendência é termos um mês de maio melhor do que foi em 2020.“

Hábitos de consumo

A pesquisa da ACE também analisou picos de movimento no Terminal Central e identificou que as ruas do Centro com maior movimento são Barão de Jundiaí, do Rosário, Zacarias de Góes, Engenheiro Monlevade e outras localizadas nas proximidades. Isso se dá pela conveniência gerada aos consumidores pela variedade de produtos ofertados. Estas ruas são um dos principais destinos/paradas da classe C/D/E que precisam do transporte público.

De segunda a sexta, o pico de movimento no terminal começa entre as 6h e 8h, com as pessoas chegando para o trabalho. Um novo pico é identificado por volta das 11h, período de deslocamento das pessoas por conta do horário de almoço e retorno ao trabalho. O movimento volta a aumentar por volta das 15h, principalmente às sextas-feiras. Aos sábados o movimento é maior no período da manhã e permanece até as 13h.

Para o Dia das Mães devem predominar as compras de última hora, com aumento maior na sexta à tarde e no sábado entre 11h e 13h. “É importante o lojista estar preparado para receber o cliente, oferecendo um atendimento mais ágil mas também com atenção e cuidado em relação aos protocolos de prevenção à Covid-19”, observa o presidente Mark William.

Os presentes em destaque para esta data do varejo são produtos de beleza, de cozinha, casa e decoração, eletrônicos, flores e moda comfy (une conforto com estilo).

A pesquisa da ACE também levantou a distribuição do potencial de consumo em Jundiaí por categorias e segmentado por classe de renda da população. Mapas mostram os locais com maior potencial de consumo de produtos mais procurados na época como roupas, sapatos, acessórios, produtos de higiene e cuidados pessoais, eletrodomésticos e equipamentos. “Nesta pesquisa focamos a região Central, mas faremos outros levantamentos com foco nos bairros também”, afirma Mark.

O que o lojista pode fazer para melhorar as vendas

De acordo com a pesquisa da ACE uma das maiores preocupações do consumidor é o aumento dos preços, principalmente os da categoria de alimentos, o que impacta o poder de compra. Por este motivo, é importante o comerciante oferecer facilidades de pagamento.

A pesquisa também apontou a preocupação do consumidor em relação ao tempo de permanência na rua, o que reforça a importância do lojista oferecer um atendimento de qualidade porém ágil.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de abril e 3 de maio, pelo Grupo Conexão Farma/GeoMeridium a pedido da ACE Jundiaí. O resultado completo está disponível no link: https://www.acejundiai.com.br/instituto-de-pesquisa-pesquisas-relatorios/