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Gestão de custos contribui para o aumento de lucratividade

O cenário macroeconômico do País provocou grandes transformações no mundo corporativo e contribuiu para a falência de empresas em todas as regiões. As adversidades ocorridas na economia brasileira, no entanto, não são as únicas causas da crise enfrentada por empresas nos últimos anos. A falta de gestão de custos tem deixado muitos empresários no vermelho.

“É incrível como não se dão conta do óbvio e ‘quebram’ por conta disso”, disse o consultor de empresas nas áreas de Logística, Administração, Legislação e Análogos, Devanir Alves Barbosa, durante reunião semanal do grupo Avante/Unace, da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

Segundo ele, fazer a gestão de custos é vital para uma empresa porque permite a tomada de decisões a tempo de reverter uma situação ruim e evitar o prejuízo.  “É preciso controle diário para que o empresário não tenha nenhuma surpresa.”

Devanir, que é autor do livro “30 Mandamentos Empresariais Para a Sua Empresa Não Quebrar”, explicou que há uma fórmula simples de controle, que explica a relação entre receita, despesas e lucro: R > D = L. Ou seja, a receita deve ser sempre maior do que a despesa (ou custo). “A receita envolve sempre os eventos fora de ‘casa’ e, com as dificuldades da economia, é mais difícil de controlá-la. É mais fácil controlar as despesas”, explicou. “Este controle pode ser o grande fator para o aumento do lucro da empresa.”

Durante a reunião do Unace, Devanir reforçou aos participantes do grupo de networking a importância desta gestão de custos e disse que o ideal é o empresário praticar o método  ICREC, cujas iniciais significam: Identificar, Controlar, Reduzir, Eliminar e prosseguir Controlando. “O empresário deve praticar essa sequência para sempre.”

Devanir é advogado, administrador de empresas, professor universitário e tem 35 anos de experiência gerencial. À frente da empresa R&T Consultoria Jurídica e Empresarial ajuda empresários a fazerem a gestão de custos mas também oferece suporte em outros detalhes da administração geral, comercial e produtiva, com ênfase em melhorias organizacionais. “Faço a implantação de sistema para identificação, controle, redução e eliminação de custos/desperdícios da empresa, tornando-a competitiva, ampliando os lucros.”

A R&T também atua em áreas como logística integrada (supply chain) com ênfase no suprimento, armazenamento e distribuição de produtos acabados; implantação de metodologia de controle, organização e minimização dos níveis de estoques; visitas a fornecedores visando a garantia da qualidade total,  visitas a clientes gerando oportunidades, encantamento e fidelização, ampliando o market share;  negociação de dívidas, elaboração de planejamento estratégico, entre outros.

A empresa trabalha ainda na área jurídica, com orientação a empregados e sócios, elaboração e análise de contratos, ações cíveis e trabalhistas, entre outros assuntos.

Os interessados nos serviços oferecidos pela R&T podem entrar em contato pelo telefone (11) 4589-5406 ou (11) 99668 0456.

Sobre o Unace

Os grupos de negócios do UNACE se reúnem semanalmente para, através de uma reunião com metodologia definida e estruturada, promover e fomentar negócios seguros, sugerir indicações confiáveis de clientes, serviços e produtos, com exclusividade de segmento dentro do grupo e além disso oferecer treinamentos certificados com a proposta de expandir as qualificações profissionais e pessoais do membro, de modo a gerarem bons negócios.

As reuniões dos grupos são realizadas na sede da ACE (rua Rangel Pestana, 533), às terças (Avante), das 6h30 às 9h, e às quintas (Prima), no mesmo horário.

Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone  (11) 3308-4301 ou pelo email unace@acejundiai.com.br