Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Fórum debate segurança pública no Aglomerado Urbano

O Forcis (Fórum Regional de Comércio Indústria e Serviços de Jundiaí e Região), que reúne 29 entidades da sociedade civil, realiza no dia 26 de novembro, das 8h30 às 17h, na Unip, o “Fórum Regional de Segurança Pública – Pertencimento”.

O evento reunirá representantes de diferentes segmentos e forças policiais que debaterão temas de segurança e saúde pública nos sete municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista).

Ao final do encontro será elaborada uma carta para ser enviada ao governo Estadual, aos prefeitos das cidades do Aglomerado e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Neste documento incluiremos todas as propostas de melhorias sugeridas durante o Fórum”, afirma Pedro Braggio, presidente da ADEJ (Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região), que faz parte da executiva do Forcis.

Segundo ele, o Fórum tem a finalidade de discutir os temas na região e mostrar a importância do envolvimento do poder público mas principalmente da sociedade civil. “Está na constituição: a segurança pública é dever do Estado mas direito e responsabilidade de todos. A população pode e deve se envolver neste tipo de discussão que propicia melhora na qualidade de vida dos cidadãos.”

Programação

O Fórum é realizado pelo Forcis, com patrocínio da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Demarchi e Coife e apoio da PM, Sebrae, ADEJ e Prefeitura de Jundiaí.

Ao longo do dia serão realizados cinco painéis. Os interessados podem fazer inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/forum-regional-de-seguranca-publica__716960

Confira a programação:

8h30: Recepção

9h: Abertura – Panorama da Segurança Pública no Brasil e Região, com palestra do Coronel José Ricardo Trevisan Arantes, Comandante do Policiamento do Interior – Campinas

9h30: Painel 1 – Combate ao Crime Organizado, com palestra do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (Gaeco)

  • Mediador: Fábio Marcussi (OAB)
  • Convidados: Capitão Paulo Augusto Aguilar (Polícia Militar) e Luiz Carlos Duarte (Delegado Secional da Polícia Civil de Jundiaí).

10h30: Painel 2 – Práticas de Integração Regional, com palestra do Coronel PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo

  • Mediador: Coronel Aloysio Alberto de Queiroz Júnior (GGIM)
  • Convidados: Andrea Bonamigo (Conseg), Capitão Fernando Augusto Biancardi (PM), Capitão PM Samuel Barban Ruiz (PM), Major PM André Antonio da Rocha Souza e Danilo D’Angelo (ACE Jundiaí/Detecta)

11h30: Painel 3 – Violência e prevenção de Acidentes de Trânsito, com palestra de Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro,  gestor da Unidade de Mobilidade e Trânsito do Município de Jundiaí

  • Mediador: Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro
  • Convidados: PM Vagner Pedron (Polícia Rodoviária), Pierre Lambert Oliveira (Samu), PM Oswaldo Julião Junior (Bombeiro), Wlamir Lopes da Costa (diretor de Trânsito de Jundiaí)

12h30: Almoço

14h: Apresentação – Medidas de Proteção à Mulher, com palestra de Gabriela Mansur, promotora de Justiça.

  • Apresentação: Andrea Melo (Guarda Municipal de Jundiaí e Programa Guardiã Patrulha Maria da Penha).

15h: Painel Geral – Elaboração da Carta Jundiaí

17h: Encerramento