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Confiança do consumidor brasileiro sobe 4 pontos em outubro

O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou 82 pontos em outubro ― a maior marca desde julho de 2015. Trata-se de um crescimento de quatro pontos sobre setembro (78) e de nove frente a outubro do ano passado (73). A pesquisa foi feita em todas as regiões brasileiras entre os dias 8 e 14 de outubro, ou seja, após a divulgação dos resultados do primeiro turno das eleições.

“Passado o primeiro turno, o pessimismo do consumidor diminuiu. Após os resultados do segundo turno, a confiança deve subir mais, na esteira de um clima de otimismo porque historicamente é o que acontece em ano eleitoral. E, dependendo da intensidade do ânimo do brasileiro, as vendas de fim de ano podem ser bastante positivas”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele pondera que, embora o INC de outubro de 2018 seja o maior patamar em três anos, o indicador segue no campo pessimista.

Elton Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) reafirma esta visão otimista do mercado e observa que o endividamento das famílias vem diminuindo. “Isso abre espaço para novas tomadas de crédito e reaquecimento da economia como um todo, o que acaba refletindo no cenário local. A expectativa é a de um Natal bem melhor do que foi em 2017.”

Regiões

O Índice Nacional de Confiança varia entre zero e 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo. O INC do Sudeste foi de 82 pontos (72 em setembro e 68 em outubro passado). “Essa recuperação pode estar ligada à retomada da indústria e à realização do primeiro turno das eleições”, analisa Burti.

Com 84 pontos, a classe C foi a menos pessimista em outubro, apresentando elevações de cinco pontos frente a setembro (79) e de 12 em relação ao mesmo mês em 2017 (72), em função da queda dos juros e do alongamento dos prazos, que favoreceu o poder de compra desses consumidores.

Já a classe AB (74 pontos) mostrou-se a mais pessimista em outubro, mas com crescimento de cinco pontos ante setembro (69) e quatro sobre outubro passado (70). Os consumidores de maior renda podem ter sido beneficiados pelas condições facilitadas na compra de automóveis.

Beneficiada pelo Bolsa Família, a classe DE registrou 81 pontos em outubro (80 em setembro e 71 em outubro passado).

Metodologia

O INC é elaborado pelo Instituto Ipsos a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas mensalmente em 72 municípios no Brasil inteiro, com amostra probabilística, com cota no último estágio de seleção e margem de erro de três pontos percentuais, representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014).