Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Comissão da Câmara retoma reuniões e discute ações culturais e gastronômicas para o Centro

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Políticas de Desenvolvimento Econômico e Revitalização da Região Central retoma suas reuniões nesta quarta-feira, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal de Jundiaí.

Na pauta da reunião, haverá apresentações sobre ações culturais e gastronômicas desenvolvidas no Centro da cidade. Participam as gestoras Clarina Fasanaro (Cultura) e Marcela Moro (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), além de Laudo Enrique Mota, coordenador do Núcleo Gastronômico de Jundiaí. A reunião é aberta ao público.

Criada pela Câmara Municipal, a Comissão é presidida pelos vereadores Faouaz Taha, Henrique Parra Parra Filho e Cristiano Lopes. Serão realizados dez encontros com representantes de diferentes setores da sociedade, com o objetivo de ouvir demandas, construir propostas e acompanhar a efetividade das políticas públicas voltadas à revitalização da região central.

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí já participou do calendário de reuniões, apresentando em 12 de junho suas ações em prol do comércio e do empreendedorismo local. Na ocasião, a presidente Leandra Maia Diniz destacou a urgência da revitalização do Centro, ressaltando que as demandas vão além da zeladoria e segurança.

Além dos trabalhos da Comissão, a ACE acompanha o movimento Revitaliza Centro, formado por comerciantes e moradores. O grupo elaborou 18 propostas concretas, que incluem incentivos fiscais, programas sociais e melhorias urbanas.

Segundo Leandra, a união de esforços entre entidades, população e poder público é essencial para tirar essas propostas do papel. “A Associação tem atuado como ponte para um diálogo aberto e acessível com a administração municipal. No início do ano, enviamos ofício ao prefeito com diversas reivindicações urgentes para o Centro”, afirmou.

Entre as demandas mais imediatas estão o reforço da segurança, a limpeza urbana e a retirada do monumento As Caravelas, que tem sido foco de proliferação da dengue e abrigo improvisado. A mobilização já começa a dar resultados: a Prefeitura iniciou ações de reforço na limpeza da área central.

A próxima reunião do Revitaliza Centro será realizada no dia 22 de agosto, às 16h, na Rua Senador Fonseca, 801, com a presença de representantes da Polícia Militar e da Prefeitura. A participação é aberta a todos os moradores e comerciantes da região central.