Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Comércio se prepara para a retomada consciente

A segunda-feira começou diferente para o comércio de Jundiaí. Logo nas primeiras horas do dia, o cenário foi de muita limpeza e adequações ao protocolo sanitário descrito no Decreto Nº 29.026, que permite a reabertura de estabelecimentos não essenciais.

Pelo decreto, publicado na última sexta-feira, o comércio pode funcionar a partir de 1 de junho, das 9h30 às 15h30. Mas nem todas as lojas conseguiram abrir.  “Os comerciantes estão conscientes da necessidade de seguir os protocolos para o controle do coronavírus na cidade e muitos ainda estão se adequando para a retomada”, afirma o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro. “É importante que a população também siga as recomendações. Tem que usar a máscara para sair e manter a distância mínima entre pessoas de 1,5 metros em todos os ambientes.”

Na Maravilhas do Lar, segundo o gerente Ivan Carvalho dos Santos, a equipe trabalhou no fim de semana para arrumar a loja e cumprir as regras determinadas. “Os funcionários já estavam ansiosos para voltar”, disse. Agora um colaborador da loja fica na porta para aferir a temperatura dos clientes e disponibilizar o álcool em gel para a higienização das mãos.

Consumidores que foram para o Centro justificaram suas necessidades. Lurdes Silva disse que precisava de um agasalho. “Decidi vir logo pela manhã para não ter problema com aglomerações.”

O mesmo ocorreu com Talita Bueno. “Tive de vir para o Centro para comprar roupa para o meu filho, de 4 anos.”