Seu navegador não suporta ou está com o JavaScript desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

ACE Jundiaí pede conscientização de todos na retomada do comércio

24/07/2020

Jundiaí, que ainda pertence ao Departamento Regional de Saúde 7 – Campinas, avançou para a fase laranja do Plano SP e a partir deste sábado o comércio não essencial poderá funcionar, com restrições. O avanço foi oficializado nesta sexta-feira em coletiva de imprensa do governador, João Dória, que prolongou a quarentena de 27 de julho até 10 de agosto.

A retomada das atividades do comércio é uma reivindicação da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, que desde a determinação do Governo do Estado para novo fechamento, em 6 de julho, está em diálogo com a Prefeitura para defender o desmembramento do município da Regional de Saúde. É também uma situação muito desejada pelos comerciantes, diante da situação em que se encontram, sem caixa disponível para manter os negócios em funcionamento. “Já passou do momento de retomarmos a economia do município”, afirma o presidente da entidade, Mark William Ormenese Monteiro.

O presidente alerta, no entanto, que a retomada deve ser feita com cautela e a população precisa apoiar o comerciante no cumprimento das regras e protocolos recomendados. “Não podemos nem queremos regredir de fase e ter de fechar o comércio novamente. Isso será muito ruim, por isso precisamos da colaboração de todos: ao sair de casa, use máscara, evite aglomerações em filas e ajude o comerciante na retomada consciente. Precisamos melhorar cada vez mais os índices da Covid-19 na cidade para avançarmos para a fase amarela, que libera salões de beleza, bares e restaurantes.”

Novidades no Decreto

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que já havia adiantado a notícia sobre o avanço de fase nesta quinta-feira à noite, divulgou um novo decreto com os protocolos para a reabertura das atividades no município.

Pelo Decreto nº 29.150 ficam liberados para funcionar, ainda com restrições: imobiliárias, concessionárias e revendas de veículos e motocicletas, escritórios, comércio e shoppings. Em praças de alimentação, restaurantes e cafés de shoppings não será permitida a consumação no local, somente delivery e take away.

Todos os setores seguirão trabalhando com capacidade reduzida em 20%. Os horários de funcionamento determinados pela Prefeitura de Jundiaí são:

  • Comércio de rua: das 9h30 às 15h30, de segunda a sábado:
  • Shoppings: das 14h às 20h, de terça a domingo:

Uma das novidades no decreto é o protocolo específico para hipermercados, minimercados e supermercados, com determinação da lotação máxima do estabelecimento, considerando o parâmetro de um cliente por 15 m2 (quinze metros quadrados) para a área total de vendas, excluindo áreas de recebimento, armazenamento, estacionamento, entre outras, não destinadas à circulação de usuários. O protocolo recomenda ainda entrada de apenas uma pessoa por família para as compras.

No mesmo documento há um modelo de protocolo que deve ser preenchido para informar a capacidade do estabelecimento e apresentado à equipe da Vigilância Sanitária, que iniciará fiscalização para avaliar o controle de acesso nestes locais a partir de dez dias da publicação do Decreto.

Por conta do decreto municipal, a sede da ACE Jundiaí também voltará com o atendimento presencial no dia 27, e funcionará de segunda a sexta, das 9h30 às 15h30.

Confira o Decreto:

Decreto nº 29.150, de 24 de julho de 2020

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Anexo IV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *