Seu navegador não suporta ou está com o JavaScript desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Comércio estende horário neste sábado e segunda

08/06/2018

O comércio estará aberto até as 18h neste sábado (9), a exemplo do que ocorre todo primeiro sábado após o quinto dia útil do mês e, na segunda-feira, os empresários podem optar por abrir até 22h, na véspera de Dia dos Namorados. Além dessa celebração, na próxima semana também começa a Copa do Mundo, que deve movimentar o comércio central e dos bairros.

Copa do Mundo

As datas de jogos do Mundial não são feriados e pela legislação trabalhista, as empresas não são obrigadas a dispensar os funcionários. O que vale, então, é a flexibilidade e o diálogo entre empresários e funcionários.

Durante o horário dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, que começa na próxima semana (14), ACE Jundiaí) terá o atendimento suspenso.

Segundo o Sincomércio Jundiaí e Região, as orientações para os empresários durante os jogos do Brasil é:

  • Fixe o horário de trabalho normal do empregado, contudo, permita que ele assista às transmissões dos jogos da Seleção Brasileira, disponibilizando TVs ou telão.
  • Altere o horário de trabalho até, no máximo, duas horas diárias, respeitando o limite máximo de dez horas de trabalho por dia. É possível prorrogar a jornada diária por antecipação do horário (entrada mais cedo) ou extensão (saída mais tarde). Em ambos os casos, as horas não trabalhadas podem ser concedidas por mera liberalidade ou acordado previamente com o empregado a forma de compensação, mediante utilização do banco de horas.
  • Também é possível fixar regras diferenciadas para os empregados que não gostam de futebol, desde que haja interesse da empresa, e tal diferenciação não caracterize discriminação no ambiente de trabalho.

Os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase serão:

Dia 17, às 15h: Brasil x Suíça

Dia 22, às 9h: Brasil x Costa Rica

Dia 27, às 15h: Brasil x Sérvia

Caso a Seleção Brasileira chegue à final da competição, serão mais quatro dias de jogos.