Seu navegador não suporta ou está com o JavaScript desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Atual desafio do varejista é a sobrevivência

07/06/2018

Em tempos de popularização da internet, tecnologia, automação de processos, comportamento do consumidor e experiência de compra, o maior desafio do empresário varejista atualmente chama-se sobrevivência, que antecede o crescimento. “É indiscutível que se não houver o primeiro item, não haverá o segundo”, afirma o professor universitário e consultor Devanir Alves Barbosa, que tem 35 anos de experiência gerencial na Duratex.

E para que haja sobrevivência e/ou crescimento, segundo ele, é necessário inovar, algo que os empresários varejistas não estão habituados. Devanir, autor do livro “30 Mandamentos Empresariais Para Sua Empresa Não Quebrar. Só Crescer”, cita uma frase de Albert Einstein para exemplificar a atuação dos varejistas. “Fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade.”

Atualmente os produtos/serviços, preços e qualidade estão padronizados. E o consumidor espera alguns itens que possam ser chamados de diferenciais. “Todos esses diferenciais podem ser encontrados no atendimento, que vai muito além de um sorriso agradável na primeira abordagem junto ao cliente.”

Além da abordagem discreta e agradável, outros pontos fazem a diferença no atendimento, como empatia, prazos, cumprimento daquilo que foi prometido;  valor agregado; produtos e serviços agregados ou complementares;  o pós venda e a capacidade de ouvir, atender e positivar as reclamações.

No curso “Gestão de Negócios do Varejo”, que Devanir dará na Escola de Negócios da Associação Comercial de Jundiaí (ACE Jundiaí) nos dias 12, 13 e 14, das 8h às 12h, ele aborda,  em um dos módulos, a importância da estratégia atrelada à conquista e fidelização clientes e aponta 50 dicas importantes para tanto. “Saber e praticar a  conquista e a fidelização de clientes é uma estratégia imprescindível.  Afinal, o cliente não conquistado e/ou não fidelizado, migra para o concorrente.”

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo link: http://www.acejundiai.com.br/cursos-e-eventos/gestao-de-negocios-de-varejo/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *